Matemática? Absolutamente! É um site dedicado às disciplinas de Matemática do 3.º Ciclo, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Matemática A.

Poderá encontrar uma variedade de recursos, tais como, exames, fichas de trabalho, testes e materiais para a aula.

 https://mat.absolutamente.net/joomla/

Visando capitalizar o gosto natural que os alunos têm por ambientes tecnológicos, o Projeto Hypatiamat, cuja parte mais visível é a sua plataforma online, pretende promover, não só o sucesso escolar na matemática, mas também contribuir para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico nesse domínio.

É um projeto com diferentes vertentes entre as quais se destacam, num portal online e gratuito, múltiplas ferramentas e aplicações hipermédia de apoio ao ensino e aprendizagem da matemática, uma sólida componente curricular e ainda materiais [apps, vídeos, pdfs) de apoio aos professores ou encarregados de educação.

https://www.hypatiamat.com

Geometry - GeoGebra

"GeoGebra é um software de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne geometria, álgebra, folhas de cálculo, gráficos, estatística e cálculo muma aplicação fácil de utilizar. GeoGebra foi criado por uma comunidade em rápida expansão de milhões de utilizadores de praticamente todos os países. GeoGebra tornou-se líder no fornecimento de software de matemática dinâmica, apoiando a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) educação e inovações no ensino e aprendizagem em todo o mundo."

https://www.geogebra.org

 

Aqui poderás encontrar imensos exercícios de matemática nas fichas formativas, fichas de trabalho, fichas de avaliação, questões-aula, testes intermédios, exames nacionais, compilações de exercícios de Exame/Testes Intermédios por tema… (e respetivas soluções), bem como curiosidades, desafios, problemas, jogos, …

https://www.portalmath.pt/

Matemática.pt é um site dedicado à matemática onde poderá encontrar aulas e vídeos dedicados à Matemática A dos 11.º e 12.º anos de escolaridade e fichas de trabalho para os alunos do 5.º ao 12.º anos.

 https://www.matematica.pt

PhET oferece simulações gratuitas, divertidas e interactivas, com base na investigação dos fenómenos físicos. Acreditamos que a nossa abordagem baseada na investigação (incorporando descobertas de pesquisas anteriores e validadas) permite que os alunos façam ligação entre os fenómenos da vida real e a ciência subjacente, aprofundando a sua compreensão e apreciação do mundo físico.

Sobre o PhET: Simulações gratuitas de Física, Química, Biologia, Ciências Naturais e Matemática

https://phet.colorado.edu/pt/

O Centro Pedagógico do Jardim Zoológico desenvolve programas educativos gratuitos para as escolas que o visitam desde 1996, desde a Educação Pré Escolar ao Ensino Básico e Secundário. Com base nos currículos e programas escolares, os programas educativos são adaptados a cada ano de escolaridade e são reconhecidos como Utilidade Educativa pelo Ministério da Educação por desempenhar um importante papel na Educação Ambiental para a Sustentabilidade e na Educação para a Cidadania.

https://www.zoo.pt/

 

 Ciência Viva

A aprendizagem fora da sala de aula promove a motivação, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipa dos alunos, contribuindo para uma melhor compreensão da ciência e do processo científico.

http://www.cienciaviva.pt/

 

Exploratorium é um laboratório público que explora o mundo através da ciência, da arte e da percepção humana. A missão é criar experiências baseadas nas perguntas que nos chegam de todo o mundo. A nossa visão é a de um mundo onde as pessoas pensam por si mesmas e podem fazer perguntas com confiança, questionar as respostas e entender o mundo ao seu redor. Valorizamos a aprendizagem e o ensino ao longo da vida, a curiosidade e a investigação, a nossa comunidade, a iteração e a evidência, integridade e autenticidade, sustentabilidade e inclusão e respeito.

Este sítio contém centenas de ferramentas e experiências que ajudam os alunos a tornarem-se exploradores ativos.

[sítio em inglês] https://www.exploratorium.edu/learn

A Tabela periódica interativa criada pelo cientista norte-americano Keith Enevoldsen, que permite ver como cada elemento é usado no nosso dia a dia.

Além da descrição do elemento e onde o encontramos nosso quotidiano, a tabela apresenta outras informações como a massa atômica, as propriedades e o símbolo pelo qual cada elemento é conhecido.

O National Geographic oferece um vasto leque de oportunidades de aprendizagem, apresentando programas e recursos que se entendem desde projetos práticos no terreno a recursos digitais.

Os professores e alunos podem participar dentro e fora da sala de aula em expedições virtuais com a National Geographic Explorers, e podem explorar a sua própria curiosidade com os desafios e competições propostos.

Encontra-se ainda uma Biblioteca de Recursos que oferece recursos e atividades educacionais de alta qualidade. De referir que muitos dos mapas, planos de aula, imagens, recursos interativos e materiais de referência são gratuitos e foram organizados em coleções baseadas na abordagem ousada e transformadora que a National Geographic adota quanto à ciência, exploração e narração de histórias.

https://www.nationalgeographic.org/education/

O Maths Chase é uma plataforma gratuita que utiliza o jogo como uma forma fácil e divertida de aprender matemática. Aqui as crianças poderão realizar um conjunto de exercícios desde a realização de operações aritméticas, sequências, pares e ímpares, e muito mais.

https://www.mathschase.com/

aia footer

Telefone
+351 291 145 757

Free Joomla templates by Ltheme