Desenhada pela European Schoolnet, a Future Classroom Lab, em Bruxelas, foi a inspiração para a criação do laboratório de aprendizagem Espaço EDU, localizado na cidade do Funchal. Com o intuito de promover uma mudança paradigmática na educação, este espaço pretende contribuir para o ponto de viragem rumo à inovação pedagógica. O seu design flexível e o conjunto de tecnologias disponíveis neste espaço possibilitam abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento, envolvendo os estudantes numa aprendizagem que se deseja mais próxima dos seus interesses e necessidades. Traçado sob um ponto de vista holístico e inovador, este laboratório de aprendizagem conta com 6 espaços de aprendizagem, onde alunos e professores assumirão diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. |
Espaço Investigar
No espaço investigar, os alunos serão convidados a utilizar algumas ferramentas que lhes permitirão ter acesso à informação. Descobrir e pesquisar são dois dos objetivos que se pretendem neste espaço. Graças ao seu mobiliário flexível, a sala é rapidamente reconfigurável para que se possa realizar trabalho individual, de pares ou de grupo, onde os alunos são sujeitos da sua aprendizagem. As questões e problemas levantados pelos estudantes tomarão forma, através da realização de projetos que poderão proporcionar a realização, por exemplo, de experiências científicas. A aprendizagem é feita pela descoberta. |
Espaço Criar
A criatividade é uma das competências privilegiadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Neste espaço de criação, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupo exercitando a sua imaginação, partindo à descoberta de ideias e concebendo planos para a criação de projetos, protótipos,... Este processo criativo permitirá aos estudantes apreender o mundo que os rodeia, imaginando soluções que possam resolver problemas da escola ou até da comunidade. Neste espaço, os estudantes tornar-se-ão cada vez mais independentes e com controlo sobre as suas aprendizagens, uma vez que terão oportunidade de interpretar, analisar e avaliar todo o seu processo criativo. |
Espaço Apresentar
Destinado para a apresentação e partilha de resultados, neste espaço com mobília facilmente reconfigurável será possível fazer apresentações interativas, promover a audição ativa, dar e receber feedback. Para explorar qual a melhor forma de chegar a diferentes públicos quer online, quer em apresentações na escola, os alunos poderão contar com a ajuda de ecrãs interativos e de ferramentas online como web sites, blogs, podcasts, .... |
Espaço Interagir
Pensado para desenvolver competências de comunicação, este é um espaço onde os estudantes serão incentivados a questionar e a discutir as suas ideias, participando e envolvendo-se ativamente na aprendizagem. Docentes e discentes trabalham em parceria na procura das melhores soluções e respeitando as formas pessoais de aprendizagem de cada um. Num ambiente mais tradicional de aprendizagem, os professores são convidados a inovar, fazendo uso de um conjunto de ferramentas como tablets, quadros interativos, sistemas de resposta, entre outros, que permitirão maior envolvimento dos alunos. |
Espaço Partilhar
A colaboração é uma das competências mais ambicionadas nos profissionais do séc. XXI. Neste espaço, os estudantes poderão desenvolver esta competência, trabalhando em grupo, onde devem ser cultivados os valores da responsabilidade partilhada, encorajadas as decisões em grupo e o respeito mútuo. Ao seu dispor estarão, por exemplo, mesas interativas ou uma parede para o a realização de brainstorming. |
Espaço Desenvolver
Este laboratório de aprendizagem pretende proporcionar momentos em que os estudantes tenham o oportunidade de refletir sobre os seus progressos e dificuldades. Este espaço permite que os alunos reflitam, trabalhem de forma independente num espaço de aprendizagem que se pretende mais informal. É aqui que os estudantes poderão dedicar-se ao desenvolvimento de temas do seu interesse, num momento de aprendizagem mais relaxado e que se pretende pouco monitorizado. |
Fontes consultadas:
http://fcl.eun.org/learning-zone
http://www.eun.org/home
http://icl.edufor.pt/
http://files.eun.org/fcl/Learning_spaces_guidelines_Final.pdf