O Popplet é uma ferramenta online que permite criar mapas conceptuais, esquemas hierárquicos, esquemas de símbolos, diagramas e outras representações visuais.

É uma ferramenta fácil de gerir, possibilitando a construção colaborativa de conteúdo, podendo ser utilizada em qualquer local e em qualquer momento.

https://popplet.com

Manual do Utilizador

 

Kahoot! Com a versão Premium, os professores podem utilizar relatórios avançados para facilitar a avaliação formativa e adaptar o ensino ao desempenho dos alunos, mesmo quando não podem ir à escola. A versão Premium também permite que os professores possam criar um conjunto de jogos educativos ao nível do agrupamento escolar e colaborar com outros professores da sua escola.

Mais Informações 

Padlet é uma ferramenta digital que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registar, guardar e partilhar conteúdos (imagens, vídeos, documentos de texto). O Padlet possibilita aos alunos realizar tarefas de aula e/ou criar as suas próprias ideias sobre um determinado tema, tornando-se assim um local de debate e partilha.

Mais Informações 

O Socrative permite a construção de questionários (preparação de testes, quizzes, etc.), possibilitando a receção de respostas no momento. É uma aplicação intuitiva em que o professor tem o feedback imediato da sua comunicação.

Mais Informações 

O Prezi é uma ferramenta multimédia inovadora e dinâmica, que permite a realização de apresentações não lineares, dando a sensação de um espaço tridimensional.

Mais informações 

“MindMeister ​ é um programa interativo online que permite desenvolver mapas mentais e compartilhá-los. Para isso, basta criar uma conta gratuita. É uma solução de colaboração baseada na web, que utiliza conceitos de mapas mentais para, p.e. agilizar a fase de planeamento de um projeto, promover um brainstorming​ou gerir projetos, tudo através de um navegador web comum.”

Manual do Mindmeister

https://www.mindmeister.com/pt

“A plataforma TED-Ed proporciona um conjunto de ferramentas que permite que os professores possam criar e partilhar aulas interativas a partir de um vídeo TED-Ed Original, de um TED Talk, ou ainda de qualquer vídeo disponível no YouTube.

De acesso gratuito, as lições TED-Ed inspiram-se no modelo de “sala de aula invertida” em que é possível disponibilizar previamente o conteúdo ao aluno, em forma de vídeo (por exemplo, uma vídeo-aula disponível no canal TED ou no canal YouTube), e adicionar uma sequência de atividades interativas complementares à visualização do vídeo: - perguntas de escolha múltipla ou resposta aberta sobre os conteúdos abordados; - informação complementar em formato de texto, com links e imagens; - tópicos de discussão online para construção colaborativa, por exemplo, para fomentar a argumentação dos alunos relativamente a uma ou mais questões lançadas ao grupo; - e informação final em jeito de conclusão relativamente ao assunto da lição TED-Ed criada.”

Manual do Ted-Ed

https://ed.ted.com/

Wakelet é uma ferramenta muito interessante. Pode ser uma alternativa ao Padlet e é gratuito. Aqui pode guardar, organizar e partilhar conteúdos online. Esta ferramenta baseia-se na partilha de conteúdos num espaço web, organizado. Apresenta outras funcionalidades como a importação de conteúdos de outras plataformas (Twitter e Google Drive). É possível gravar diretamente vídeos até 3 minutos, exportar o Wakelet para documentos em formato PDF, utilizar "embed code", etc.

https://wakelet.com/

O Coggle é uma ferramenta online que permite criar e partilhar mapas mentais e fluxogramas. É muito simples visualizar as suas ideias com esta ferramenta seja através do registo das suas notas, fazendo um brainstorming ou esquematizando uma ideia criativa.  

https://coggle.it/

Esta ferramenta dá a oportunidade dos seus alunos criarem e colaborarem na criação de diagramas, sínteses, criação de novas ideias, brainstormings… O mapa concetual pode tornar-se ainda mais apelativo pois permite inserir imagens. Depois de concluído pode fazer o download do mapa de ideias para o seu computador.

https://www.mindomo.com/pt/

Esta ferramenta, totalmente gratuita, permitir-lhe-á debater ideias, recolher opiniões, e fazer votações. É ideal para brainstorming.

Manual do Tricider

https://www.tricider.com/

aia footer

Telefone
+351 291 145 757

Free Joomla templates by Ltheme