V Encontro Regional Seguranet 2022

 

No âmbito das celebrações do Dia da lnternet Mais Segura 2022, a Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, em colaboração com a equipa dos Ambientes lnovadores de Aprendizagem, irá promover, no dia 24 de fevereiro de 2022, o V Encontro Regional SeguraNet: “Cibersegurança na Educação”, entre as 09h e as 13h, na Escola da Apel. Esta iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral da Educação através do Centro de Sensibilização SeguraNet. 

Inserido nas celebrações do Dia da Internet Mais Segura 2021, iniciativa europeia que se comemora em Portugal e que decorrerá ao longo do mês de fevereiro, este encontro tem como principal objetivo sensibilizar as escolas e a comunidade educativa para as questões da Cibersegurança e promover uma utilização crítica, responsável e segura da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais. 

De uma forma geral, este encontro irá abarcar os seguintes objetivos: Incentivar a reflexão sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital; valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais; capacitar para o uso seguro da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais; promover boas práticas de Cibersegurança nas comunidades educativas. 

O V Encontro Regional SeguraNet é dirigido a todos os Diretores de Estabelecimentos de Educação/Ensino, membros dos Conselhos Executivos, Coordenadores dos Manuais, docentes responsáveis pelos projetos SeguraNet e pelas páginas web das escolas, coordenadores TIC, bem como coordenadores de projetos da responsabilidade da Secretaria Regional da Educação, alargando-se a participação a todos os docentes interessados.  

Para consultar o programa do evento e efetuar a inscrição, aceda a:

Formulário de inscrição

 

 


Notas Biográficas – Moderadores/Oradores

 

Guilherme Santos, tem 12 anos e frequenta o 7.º Ano na EBSSC. Também frequenta o Conservatório - escola das artes - onde tem aulas de guitarra. Gosta de desporto e de futebol. 

Também gosta de ler e de escrever, gosto esse que o levou a aceitar um desafio e a escrever, no 5.ºano, um pequeno livro, ilustrado por um colega da turma, “O menino que sofria _bullying_”. 

Participa no telejornal digital da EBSSC e no projeto líderes digitais desde 2019.

 

  


Oradores

Jorge Carvalho – Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia

É licenciado em Educação Física pela Universidade da Madeira e Mestre em Gestão do Desporto.

Envolvido desde jovem na política, foi o primeiro presidente da direção da Associação Académica da Universidade da Madeira, cargo que exerceu durante quatro anos (1991-1995). Mais tarde desempenhou o cargo de Provedor do Estudante desta Universidade (2011-2015). Foi presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo (2005-2007).

O seu percurso profissional divide-se entre o exercício de funções docentes e de cargos na Administração Pública da Região Autónoma da Madeira.

Entre 1997 e 2001 foi Vice-presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária Jaime Moniz, estabelecimento de ensino a que voltaria a estar vinculado, com funções docentes e dirigentes, entre 2011 e 2015. Entre 2001 e 2011 desempenhou várias funções em organismos com tutela na área da Juventude, tendo sido Vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Juventude da Madeira e Diretor Regional de Juventude. 

  


 

keynote speaker

Luís Filipe Coelho Antunes

 

Professor Catedrático do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Encarregado de Proteção de Dados da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Diretor do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto. Membro do Conselho Científico e vice-presidente do Conselho de Representantes da FCUP. Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Desenvolve atividade de investigação na área de segurança informática, privacidade e proteção de dados. Tem cerca de 100 publicações científicas, orientou vários estudantes de Doutoramento e pertence a vários projetos de investigação nacionais e internacionais.

É responsável por disciplinas e cursos na área da ética, cibersegurança e proteção de dados. A sua visibilidade leva-o a ser periodicamente convidado para programas de televisão e palestras nacionais e internacionais.

Sócio fundador de três empresas HealthySystems (www.hltsys.pt), Adyta (www.adyta.pt) e TekPrivacy (www.tekprivacy.pt) spin-offs da Universidade do Porto.

Colabora regularmente com o Gabinete Nacional de Segurança, com a Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Procuradoria Geral da República na área do cibercrime.

 


Mesa Redonda

Moderador

David Fernandes

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve e jornalista na RTP-Madeira desde 2009, tendo dedicado os últimos anos sobretudo ao desporto.

 


Oradores

Ana Cristina Silva

Mestrada em Engenharia Informática pela Universidade da Madeira, com Profissionalização na área docente.

Atualmente é docente das disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação e de Formação Pessoal e Social e membro do Conselho Pedagógico na escola EB 123/PE Bartolomeu Perestrelo onde desempenha também funções de Coordenadora de Terceiro Ciclo, de Coordenadora dos Manuais Digitais e de Diretora de Turma. Dinamiza ainda o Clube de Robótica da escola e integra o projeto R.E.A.D.Y. (Read, Enjoy and Develop Yourself) no âmbito do ERASMUS+.

Entre 2007 e 2011 desempenhou a função de Especialista de Informática na Direção Regional dos Assuntos Culturais onde tinha a seu cargo a instalação, manutenção e administração da rede de comunicações; análise, desenvolvimento, suporte e administração de bases de dados; gestão, manutenção e apoio à utilização do parque informático e tecnológico; e promoção e intensificação da utilização das novas TIC.


 

Ana Lucília Martins

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. Psicóloga especialista na área da Educação, com especialidades avançadas em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira, Necessidades Educativas Especiais e Neuropsicologia.

Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Interesse e desenvolvimento de atividade em temáticas como o envolvimento escolar dos alun@s e na promoção da adaptabilidade ao longo do percurso escolar.

Em serviços de educação desde 2001, é no Serviço de Psicologia e Orientação da EB 123/PE do Porto da Cruz que desenvolve o Plano de Combate ao Bullying, Cyberbullying e outras formas de Violência.


 

Luís Gaspar

Licenciatura em Ensino de Informática, Universidade da Madeira

Mestrado em Engenharia Informática - Especialidade Engenharia de Software, Universidade da Madeira

Chefe de Divisão - Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem | Direção Regional de Educação

 


Marco Abreu

O Inspetor Marco Abreu é natural da RAM, 47 anos de idade, concluiu a sua formação enquanto Inspetor no Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC), no ano de 2003.

 

Entre outras formações na área do Cibercrime, destaca-se, para o tema em apreço, formação ministrada pelos congéneres Americanos – HSI – Homeland Security Investigations, cujo programa, teve especial incidência nas redes TOR, na DARK WEB e DEEP WEB e P2P (peer to peer), relevando a investigação relacionada com a pornografia de menores.

 

Desde o ano de 2009 até à presente data exerce funções de investigação criminal, na área do Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica.


Lígia Azevedo

Licenciatura em Matemática, através da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e Mestrado em Ciências de Educação com especialização em Informática Educacional, através da Universidade Católica Portuguesa. A sua experiência profissional passa por ter integrado a equipa do Centro de Competência TIC Malha Atlântica onde desenvolveu iniciativas e formação de professores. Integra, desde 2008, a Equipa Recursos e Tecnologia Educativas, da Direção-Geral da Educação, onde desenvolve diversas iniciativas nacionais (Painel de Jovens, Líderes Digitais, Desafios SeguraNet, campanhas de sensibilização, Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência, Academia Digital para Pais) e europeias (eSafety Label, grupos de trabalho das redes europeias Insafe e Inhope e Conselho da Europa) no âmbito da promoção da Cidadania Digital e das competências digitais nas comunidades educativas.


Mónica Velosa

Licenciada em Engenharia de Telecomunicações de Redes. Licenciada em Ensino de Informática. Mestre em Pedagogia do E-learning, especialização em Mobile Learning. Professora de informática na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.

Faz parte da equipa dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem, sendo a Embaixadora do SeguraNet na Região Autónoma da Madeira. Uma das responsáveis pela equipa Líderes Digitais da EBSSC. Coordenadora dos manuais digitais na EBSSC. 

 

Free Joomla templates by L.THEME