Ambientes Inovadores de Aprendizagem

As novas tecnologias evoluíram de tal forma, que hoje em dia vivemos numa sociedade baseada no conceito da Internet das Coisas, mais conhecido como IOT, com uma grande influência na indústria, levando até, ao que muitos defendem como a nova revolução industrial denominada de Indústria 4.0. Vivemos numa sociedade onde tudo o que nos rodeia está ligado, o conhecimento e a informação é partilhado a uma velocidade estonteante. 

Este novo paradigma permite adicionar potencialidades e funcionalidades, desde o mais simples aparelho do nosso quotidiano, até aos conceitos mais complexos como: Big Data e Inteligência Artificial.

A principal preocupação da escola é cada vez mais, preparar os nossos alunos, os nossos jovens para enfrentar os desafios da sociedade. Uma sociedade que cada vez mais, baseia-se na utilização da tecnologia e na partilha de informação. A escola precisa de trazer para o dia-a-dia dos nossos alunos as tecnologias que já são utilizadas de forma natural fora da sala de aula, como robots, realidade aumentada, realidade virtual, impressão 3D, programação entre outras, que fazem parte desta nova sociedade, a sociedade digital.

Os Ambientes Inovadores de Aprendizagem são laboratórios, espaços de inovação e tecnologia, para professores e alunos. São propícios à utilização de novas metodologias, com o objetivo principal de ajudar na reorganização das salas de aula de modo a facultar uma visão menos convencional do ensino, onde o aluno assume um papel central e ativo na construção do seu processo de aprendizagem.

Free Joomla templates by L.THEME